A Prefeitura de Campos Altos (MG), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou, neste domingo (06), mais seis casos positivos do novo coronavírus. A Secretaria explicou que houve uma demora no resultado se deve ao aumento dos números de testes que chegaram ao laboratório da FUNED em Belo Horizonte, o qual é o responsável pelos testes em questão.
Os casos positivos são de três pacientes do sexo feminino 20, 29 e 65 anos e três do sexo masculino de 25, 29 e 53 anos. Três ainda estão recuperados e outros três estão em isolamento. Não foi informado idade e sexo dos recuperados.
Com os novos resultados de exames, subiu para 188 o número de casos confirmados de covid-19. Deste total, 176 pessoas já estão recuperadas, 06 estão em fase de recuperação e 06 pessoas morreram.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Entrega de resultados de exame Covid-19
Considerando os questionamentos referentes ao atraso na liberação de resultados de
exames de COVID na última semana informamos:
1- A logística do transporte de amostras de COVID é iniciada quando o município
encaminha as amostras para o Laboratório Macrorregional e este as encaminha até o
Laboratório de Referência. No caso da Macrorregião Triangulo Sul, trata-se do
Laboratório da Universidade Federal de Minas Gerais (LR UFMG) em Belo Horizonte.
2- A SRS UBERABA disponibiliza transporte das amostras três vezes por semana: às
terças, quintas e sábados às 07h00m, chegando em Belo Horizonte à tarde. Esclarecemos que este fluxo pode ser realizado diretamente pelo município até o
laboratório de referência, caso o município tenha interesse.
3- Na realização dos testes, temos as fases pré-analítica e analítica. A fase pré-analítica
consiste no recebimento, conferência das amostras biológicas e documentais e cadastro no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial GAL. Essa fase é realizada pelo
laboratório executor do exame, entretanto, com a desativação de vários laboratórios da
rede e, com a centralização da fase pré-analítica das amostras enviadas ao LR UFMG, têm-se o aumento expressivo da demanda relacionada a essa fase, o que, consequentemente, gera uma demanda represada e atraso na liberação dos resultados.
4- O que também impactou no tempo de liberação de resultados nas últimas semanas foi o aumento de casos no Estado, somado à ampliação dos critérios e o retorno de alguns fluxos para o LR UFMG. Com isso, houve um represamento de amostras na triagem. O LR UFMG libera o resultado, em condições normais, em até 72 horas após o recebimento da amostra. Entretanto, esta não é a situação atual.
5- Um outro entrave está relacionado ao Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) que é um sistema nacional e, nas últimas semanas, está mais lento que o normal (problema já reportado ao DATASUS/MS) devido ao grande número de acessos,
dificultando a interface dos equipamentos dos laboratórios de referência (inclusive o LR
UFMG) com a entrada de resultados de exames e consequente liberação dos mesmos.
Contamos com a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos, se necessário.
Uberaba, 30 de novembro de 2020.
Superintendência Regional de Saúde de Uberaba
Clique na imagem e confira quadro epidemiológico de Campos Altos/MG