Quarta, 30 de Setembro de 2020 00:03
(37) 98812-8974
Região Campos Altos

Aulas do ensino médio retornarão de forma remota, em Campos Altos

A modalidade será a distância, através da internet ou de material impresso fornecido pela Secretaria de Estado de Educação.

15/05/2020 13h20
Por: Cidade Notícia Fonte: consed.info/ Expresso FM
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A escola estadual Padre Clemente de Maleto retoma suas atividades nesta próxima segunda-feira (18). Mas as aulas não serão presenciais, por enquanto. A modalidade será a distância, através da internet ou de material impresso fornecido pela Secretaria de Estado de Educação.

De acordo com a secretária de estado da educação, Júlia Santana, é necessário a retomada das aulas para que o prejuízo com a paralisação devido à pandemia do Covid-19 não seja ainda maior.

A Secretaria estadual de educação elaborou um sistema on-line de aulas a distância que proporcionará aos alunos a possibilidade de avançarem no ano letivo até o retorno das aulas presenciais. Aqueles que não têm acesso à tecnologia, receberão o material impresso. Serão atividades semanais de todas as disciplinas que serão corrigidas pelos professores com esclarecimento de dúvidas.

Por ser uma experiência inédita para a maioria, tanto dos professores quanto dos alunos, a primeira semana servirá para a adaptação ao novo regime.

Os alunos da rede vão contar com atividades pedagógicas por meio do Regime de Estudo não Presencial, que está sendo desenvolvido pela secretaria. Uma das principais ações é o Plano de Estudo Tutorado (PET): São apostilas com conteúdos das disciplinas concentrados em volumes, por etapa de ensino, que serão distribuídas de forma on-line. Para aqueles alunos que não têm acesso à internet, as escolas e Superintendências Regionais de Ensino identificarão a melhor forma de distribuição do material.

Outra ação do Regime de Estudo não Presencial é a oferta de Teleaulas, programas com conteúdos escolares que historicamente os estudantes apresentam maior grau de dificuldades e que serão exibidos em parceria com a Rede Minas. Entre 7h30 e 11h30 serão teleaulas gravadas e de 11h30 até 12h30 haverá um momento de conteúdo ao vivo com interação.

O programa de TV “Se Liga na Educação” será transmitido no canal aberto da Rede Minas que está presente em 186 municípios e a expectativa é de que, por este meio, a programação chegue a cerca de 1 milhão alunos da rede. Além disso, segundo a Diretoria Técnica da emissora, existem hoje no Brasil cerca de 20 milhões de antenas parabólicas que podem receber o sinal da Rede Minas via satélite, ampliando ainda mais o alcance. As teleaulas estarão disponíveis, também, canal da Educação no Youtube e na página da Rede Minas o que permitirá o acesso das teleaulas por meio on-line.

A secretaria também irá lançar nas próximas semanas um aplicativo para celulares, de navegação gratuita, que também trará conteúdos do Regime de Estudo não Presencial para alcançar o maior número possível de alunos e professores da rede estadual.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias