Segunda, 25 de Maio de 2020 14:14
(37) 98812-8974
Região Araxá

Quem esteve em velório da mulher com Covid-19 em Araxá deve fazer isolamento

Medida foi orientação da secretária de Saúde, Diane Dutra, a todos que participaram da cerimônia; isolamento deve ser feito por 14 dias

14/05/2020 18h59
Por: Expresso Notícia Fonte: O Tempo/ Portal Imbiara
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um momento de dor e tristeza virou preocupação para as autoridades sanitárias em Araxá, no Vale do Paranaíba. Isso por conta da morte de uma mulher de 57 anos, que não teve a morte confirmada pelo hospital. Após ter a liberação do corpo ontem (13), a família realizou normalmente o velório, que teve a participação de mais de 100 pessoas. Mas, assim que sepultamento terminou, veio a confirmação de que óbito ocorreu por conta do coronavírus.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Diane Dutra, a vítima estava assintomática para a doença e o resultado do exame só ficou pronto após o enterro da mulher. No mesmo dia, ainda teria ocorrido outro velório, cujo número de pessoas que participaram não foi informado pela pasta.

A família da mulher que morreu com o coronavírus entrou em contato com o Portal Imbiara questionando quem seria o responsável por liberar o corpo para velório. Muitas pessoas estão culpando os familiares por realizarem o velório aberto ao público, sendo que a responsabilidade é de quem liberou o velório. 

“Todas as pessoas que estiveram presentes no velório devem fazer o isolamento de 14 dias e reparar quem tem sintomas. A partir do momento que a pessoa começa a ter um sintoma gripal, deve procurar uma unidade de saúde que será feito todo o acompanhamento da pessoa individualmente”, explicou a Diane Dutra.

Dutra descartou por enquanto a volta do fechamento do comércio de Araxá por causa da presença do grande número de pessoas neste velório. A secretária explicou que a Prefeitura de Araxá tinha uma norma que não foi seguida, pois tinham mais de 60 pessoas no velório, e foi liberada apenas a presença de 20 pessoas. ”O Comitê vai se reunir para analisar não só esse óbito, mas também os números de casos, e fazer uma avaliação das duas semanas de comércio aberto na cidade”, explicou a secretária.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias