Segunda, 25 de Maio de 2020 15:11
(37) 98812-8974
Região Araxá

Contraprova de exame mostra que idosa não morreu por coronavírus em Araxá

Caso era o único óbito registrado pela Covid-19 na cidade

09/05/2020 16h57 Atualizada há 2 semanas
Por: Expresso Notícia Fonte: Portal Imbiara
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O exame chamado de contraprova confirmou nesta sexta-feira (8) que a idosa de 89 anos que morreu no dia 19 de abril, não teve como causa do óbito o coronavírus.

A divulgação do resultado do segundo exame foi revelado pela família da idosa em redes sociais, onde lamentaram não terem tido a oportunidade realizar o velório e se despedirem do ente querido.

A Secretaria Municipal de Saúde, informou neste sábado (9) que a paciente de 89 anos que faleceu em Araxá por Coronavírus, esteve internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Araxá.

No terceiro dia de sintomas do vírus Covid 19, foi testada através do exame PCR (proteína C-reativa) e seu resultado foi positivo.

Toda a assistência oferecida está de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

Como protocolo interno da UTI do Hospital Santa Casa, foi realizado no 10° dia um segundo exame que é chamado contraprova, porém teve como objetivo verificar o nível da carga viral para analisar a possibilidade de liberar a paciente do isolamento dentro do hospital.

A paciente veio a falecer antes do resultado de seu segundo exame portanto, o protocolo do Ministério da Saúde é seguir os processos de sepultamento com resultado positivo por questões de segurança.

Confira abaixo a nota da Secretaria de Saúde:

A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que a paciente de 89 anos que faleceu em Araxá por Coronavírus, esteve internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Araxá.

No terceiro dia de sintomas do virus Covid 19, foi testada através do exame PCR e seu resultado foi positivo.

Toda a assistência oferecida está de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

Como protocolo interno da UTI do Hospital Santa Casa, foi realizado no 10° dia um segundo exame que é chamado contraprova, porém teve como objetivo verificar o nível da carga viral para analisar a possibilidade de liberar a paciente do isolamento dentro do hospital.

Um exame não invalida o outro.

A paciente veio a falecer antes do resultado de seu segundo exame portanto, o protocolo do Ministério da Saúde é seguir os processos de sepultamento com resultado positivo por questões de segurança.

Segue anexo o parecer do laboratório onde foram realizados os dois exames da paciente.

LABORATORIO DOM BOSCO - INFORMATIVO

Hoje autorizado pela Anvisa temos quatro exames laboratoriais para diagnóstico do Covid-19, são eles:

RT-PCR

- Primeiro a ser desenvolvido RT-PCR, este exame tem como objetivo pesquisar o material genético do Vírus nas amostras dos pacientes, seja por Swab’s naso/faringe, secreção traqueal e/ou escarro.

A técnica RT-PCR possui algumas limitações de análise de detecção, ela só pode ser emprega do 1° ao 8° dias do início dos sintomas do paciente, por isso esse exame é utilizado em pacientes sintomáticos, isso ocorre segundo estudo pela curva de desenvolvimento do vírus no hospedeiro, o exame RT-PCR pode dar falso negativo quando a coleta é realizada em pacientes que ainda possuem baixa carga viral nas amostra. As amostras podem apresentar baixa carga viral na seguintes situações:

1° - Amostras coletas no início dos sintomas quando o vírus ainda não tenha se desenvolvido por completo no hospedeiro.

2°- Pacientes que já estão com vírus a mais de 7 dias no seu organismo, o vírus começa a ter uma queda de replicação no hospedeiro,quando isso ocorre o correto que após o 8° dia de sintomas em pacientes com primeira amostra positiva, seja realizado a sorologia IgG e IgM.

3° Erro de coleta com Swabs, quando o Profissional da saúde não realiza corretamente a técnica de coleta, os Swabs podem não conter material genético suficiente para identificação, causando um resultado negativo. Por isso deve sempre levar em consideração os sintomas do paciente, sendo que a critério medico o exame deverá ser repetido.

Observação: Lembrando por se tratar de um vírus pouco conhecido, isso não é uma regra exata, cada organismo se comporta de uma maneira diferente em contato com vírus, existem pessoas que podem permanecer mais tempo com o vírus e outras não, podendo ocorrer casos em que a Primeira amostra do RT-PCR seja positivo, e uma segunda coleta apresente-se negativa, isso ocorre devido a concentração de material genético do vírus na amostra e pacientes com carga viral baixa, podendo levar a resultados falso negativos, quando isso corre não deve descartar o primeiro resultado positivo, até mesmo porque foi detectado material genético do vírus na amostra do paciente, o correto e que seja feita sorologia IgM e IgG método de Elisa ou Imunofluorescência.

Teste Rápido Anticoronavirus Sars-Cov-2

- Teste rápido para Anticoronavirus Sars-Cov-2 se trata de um exame mais recente que ainda não existia em nosso pais, foi liberado a poucos meses pela Anvisa, esse exame tem como função detectar anticorpos produzido pelo organismo que tiveram contato com pessoas com resultados positivos ou que começaram apresentar sintomas, a janela de detecção dos anticorpos corrre do 8° ao 14° dias de sintomas do paciente.

Teste rápido Anticorpos Sar-cov-2 IgM e IGG

- Teste rápido Anticorpos Sar-cov-2 IgM e IGG hoje é o exame mais recente desenvolvido e liberado pela Anvisa em nosso pais, esse exame tem como função detectar anticorpos na amostra de Sangue total, Soro e Plasma dos paciente, sua janela de detecção é 8° ao 14° dias de sintomas ou realizando em pacientes que estão sob suspeita ou que entraram em contato com pessoas confirmadas com o vírus.

Teste Sorológico por técnica de Elisa ou imunofluorescência IgM e IGG

- Teste Sorológico por técnica de Elisa ou imunofluorescência IgM e IGG, hoje muito restrito a poucos laboratórios devido ao alto custo dos equipamento para análise, se trata de um exame muito sensível na detecção dos anticorpos Sars-Cov-2

Atenciosamente.

Luan Linik Pedroso Zamboni

Biomédico- CRBM 8146

 

Responsável técnico

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias