Uberaba

Casal 'foge' de Upa após ser diagnosticado com suspeita de Coronavírus em Uberaba

Eles foram informados que deveriam realizar exames por conta da suspeita da doença e evadiram da unidade sem que o atendimento fosse finalizado.

15/03/2020 20h18
Por: Expresso Notícia
Fonte: Boca no Trombone
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Polícia Militar foi acionada a comparecer durante a madrugada deste domingo (15), na Upa São Benedito, em Uberaba, após equipe médica contatar que um casal deixou a unidade após ser diagnosticado com suspeita de Coronavírus. Eles foram informados que deveriam realizar exames por conta da suspeita da doença e evadiram da unidade sem que o atendimento fosse finalizado.

O homem, de 63 anos, e a esposa, de 56, deram entrada na Upa com fortes sintomas da doença. Eles apresentavam febre alta, tosse seca, dores pelo corpo, mal-estar e dificuldade para respirar.

Ao perceber a gravidade da situação, a equipe médica solicitou exames e coleta de material para análise, uma vez que os pacientes tiveram contato com uma filha que, recentemente, esteve em Dubai, nos Emirados Árabes. Segundo a equipe médica, a filha também teria apresentado o mesmo quadro dias após retornar ao Brasil.

Após ouvir os relatos, os militares solicitaram que a Secretaria de Saúde fosse imediatamente notificada, além de solicitar uma equipe especializada para condução coercitiva do casal suspeito de volta à Upa. Os dois já foram identificados.

No sábado já eram 9 os casos suspeitos de Coronavírus, em Uberaba, neste domingo já se pode afirmar que trata-se de 12 pacientes com suspeita, uma vez que o casal e a filha apresentaram os mesmos sintomas, porém devem ser localizados por equipe preparada da Secretaria Municipal de Saúde.

O casal

Casal acusado de evadir da Upa São Benedito rebate informações e esclarece que foram liberados por equipe médica

O Boca no Trombone conseguiu contato com o casal e também com a filha dos mesmos, que na manhã deste domingo, foram acusados de evadir da Unidade de Pronto Atendimento São Benedito, após suspeita de terem sido contaminados com o Coronavírus.

A filha do casal afirmou que os mesmos não fugiram, quando na verdade, foram liberados pela equipe médica. Veja abaixo, texto enviado à reportagem do Boca no Trombone pela filha do casal.

"Sou a filha do suposto casal que teria fugido da UPA. Voltei de Dubai quinta-feira passada e passei a ter sintomas de gripe.

Fui no São Marcos e me liberaram sem fazer exames porque não tive febre. Dois dias, já medicada, fui à UPA por preocupação com outras pessoas, já que eu já estava me sentindo melhor. Da mesma forma, me liberaram sem exames em razão da ausência de febre. Foi aí que meus pais começaram com sintomas de gripe e febre e resolveram ir à UPA na data de ontem. Colocaram eles num isolamento às 21h e falaram que talvez fariam o exame no dia seguinte, isso se o médico resolvesse que havia necessidade. Horas depois de esperarem sem qualquer resposta, procuraram o médico plantonista para saber o que seria feito e este disse que estaria esperando o resultado de hemogramas. Porém, não houve sequer a coleta de material para esse exame. Após informarem que o material não foi colhido, o médico LIBEROU os dois, conforme prova áudio que enviamos em anexo. A Polícia Militar informou o SAMU sobre o nossso caso e o médico nos orientou a procurar atendimento médico e que exigíssemos o exame específico do Coronavírus", finalizou nota encaminhada pela família.

O Boca no Trombone reforça que publicou o material após confirmação com a Polícia Militar, e também com o próprio secretário de Saúde, Iraci Neto, que falou sobre o caso em nota também encaminhada para a imprensa, veja à seguir.

"Tivemos um caso na UPA essa madrugada onde um casal estava sendo atendido, onde a princípio era suspeita, porém, o caso foi descartado e foi solicitado outros exames complementares para diagnóstico. O casal evadiu-se do local. Até o momento os exames que estamos aguardando os resultados que não foram liberados", disse trecho do material enviado pelo secretário.

Após o fato, o casal e a filha retornaram para unidade hospitalar em Uberaba, onde aguardam a realização de novos exames. Eles encaminharam novas informações ao Boca no Trombone, e afirmaram ainda que estão isolados em um depósito da referida unidade hospitalar, sem qualquer tipo de higiene e cuidados. Pelas imagens é possível perceber o casal isolado em meio a cestos de lixo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.