Sábado, 20 de Abril de 2024
15°

Parcialmente nublado

Campos Altos, MG

Região Operação

Ibiá é alvo de operação de combate a esquema de sonegação de impostos

Além de Ibiá, há mandados em João Pinheiro, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, São Gotardo e Uberlândia.

10/03/2020 às 14h53
Por: Cidade Notícia Fonte: G1
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mandados de busca e apreensão são cumpridos em Ibiá, João Pinheiro, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, São Gotardo e Uberlândia na manhã desta terça-feira (10) durante uma operação de combate a um esquema milionário de sonegação de impostos. O crime seria comandado por profissionais que atuam como corretores de milho, soja e feijão.

Continua após a publicidade

Batizada de "Quem viver verá”, a operação é uma força-tarefa que envolve as Receitas Estaduais e Federal, o Ministério Público e as polícias Civil e Militar. Além de Minas Gerais, mandados também são cumpridos no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Goiás, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Ao todo, são cumpridos 109 mandados de busca e apreensão e quebra de sigilo bancário e de comunicação, sendo 73 em Minas. Nas regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG, são 23 alvos:

  • Ibiá - 5 alvos
  • João Pinheiro - 1 alvo
  • Paracatu - 6 alvos
  • Patos de Minas - 8 alvos
  • Patrocínio - 1 alvo
  • São Gotardo - 1 alvo
  • Uberlândia - 1 alvo

Segundo o superintendente-adjunto da Receita Federal em Minas Gerais, Orlando Soares dos Santos, o foco são os corretores que fazem a ligação entre o produtor rural e os cerealistas que são os beneficiários finais do esquema.

"Nestes mandados de busca e apreensão, estamos colhendo documentação que comprove a prática desses crimes com a intenção de, depois, perseguirmos na esfera criminal os autores dessas práticas danosas ao equilíbrio a arrecadação federal e estadual. É claro que, à medida que a gente for apurando esses ilícitos, vamos identificar corretamente as pessoas e novos mandados deverão ser solicitados à Justiça, inclusive, mandados de prisão", comentou.

O esquema

De acordo com o MPMG, a operação é a terceira fase de um trabalho iniciado em 2017, quando foi identificado um grande polo de estabelecimentos de fachada criados para a emissão de notas fiscais frias, de grãos, no Noroeste de Minas Gerais. A primeira fase foi focada nas empresas e, a segunda, nos produtores rurais.

O Ministério Público identificou, a partir da operação, que corretores de grãos faziam parte de um esquema de sonegação tributária juntamente com o corretores que são os principais incentivadores de empresas que emitem notas frias.

Em parceria com produtores, os corretores são os protagonistas que fomentam a proliferação de empresas noteiras. Os corretores são os responsáveis pelas negociações com os produtores rurais, com as indústrias que compravam os grãos e remunerava as empresas que emitem as notas frias.

A estimativa é que a fraude nos fiscos tenha tido uma movimentação de R$ 1 bilhão, por ano, em notas frias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ibiá - MG
Ibiá - MG
Sobre o município Ibiá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Sua população estimada pelo IBGE em 2016 era de 24.946 habitantes
Campos Altos, MG Atualizado às 02h02 - Fonte: ClimaTempo
15°
Parcialmente nublado

Mín. 14° Máx. 23°

Dom 23°C 13°C
Seg 23°C 13°C
Ter 24°C 17°C
Qua 25°C 14°C
Qui 24°C 14°C
Ele1 - Criar site de notícias