Chuvas

Minas Gerais tem 196 municípios em situação de emergência após chuvas

Cento e noventa e seis municípios de Minas Gerais estão em situação de emergência em razão das intensas chuvas que atingem o estado há uma semana.

31/01/2020 15h02
Por: Expresso Notícia
Fonte: O Tempo
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Cento e noventa e seis municípios de Minas Gerais estão em situação de emergência em razão das intensas chuvas que atingem o estado há uma semana. Até esta sexta-feira (31), apenas 101 cidades haviam sido contempladas pelo decreto do governador Romeu Zema (Novo). No entanto, um novo decreto contemplou os demais municípios em situação crítica. Ele foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira (30). 

Entre os desastres ocorridos nessas cidades e listados no decreto estão inundações, enxurradas, alagamentos, desabamentos e deslizamentos. Ao todo, as precipitações causaram 55 mortes em Minas Gerais – sendo 13 delas apenas em Belo Horizonte – e deixaram mais de 53 mil pessoas distantes de suas casas, entre desabrigadas e desalojadas. Além dos desastres humanos, as chuvas provocaram também intenso prejuízo econômico. 

Com o decreto estadual, os municípios não precisarão mais preparar licitações para aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários, desde que sejam concluídas em 180 dias. 

Até a última segunda-feira (27), 101 municípios estavam contemplados no decreto de emergência. No entanto, as fortes chuvas de terça-feira (28) podem ter contribuído para que mais cidades solicitassem apoio estadual para suas obras de reconstrução. Não apenas, o novo decreto inclui ainda as cidades que, por conta própria, já haviam há mais tempo decretado situação de emergência. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.