Ibiá

Trabalhadores são resgatados em condições análogas à de trabalho escravo em carvoarias em Ibiá

Ação resgatou 13 trabalhadores entre 11 e 18 de novembro.

26/11/2019 13h58
Por: Expresso Notícia
Fonte: G1
Foto: Ilustrativa/Internet
Foto: Ilustrativa/Internet

Trabalhadores foram resgatados em condições análogas à de trabalho escravo em duas carvoarias em Ibiá, no Alto Paranaíba. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a operação ocorreu entre 11 e 18 de novembro, resgatou 13 pessoas e foi divulgada nesta segunda-feira (25).

Os auditores-fiscais constataram que, em uma das carvoarias, os trabalhadores dormiam em um barracão de lona e madeira coberto com telha de amianto, sem infraestrutura, higiene e privacidade.

Na outra, os empregados tomavam banho de água fria há 15 dias devido a problemas nas instalações elétricas. As pessoas resgatadas relataram ainda que um dos empregadores vendia produtos aos empregados e anotava em uma caderneta. Os valores seriam descontados dos salários posteriormente.

Segundo a secretaria, dos 13 trabalhadores, um tinha carteira de trabalho assinada, e eles não recebiam equipamentos de proteção individual para realizar as atividades.

Foi constatado ainda que, nas frentes de trabalho, não havia acesso a instalações sanitárias e e para as necessidades fisiológicas eram usadas as áreas de mata próximas. Também não tinha água potável e local adequado para as refeições.

Resgate

O grupo teve os contratos de trabalho rescindidos, recebeu atendimento de assistência social e foi encaminhado de volta às cidades de origem.

Os trabalhadores receberam todas as verbas rescisórias, que somam aproximadamente R$ 70 mil e tiveram as guias de seguro-desemprego especial para resgatado emitidas.

O trabalho foi conduzido pela auditoria-fiscal do Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia com apoio da Polícia Militar (PM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
IbiáIbiá - MG Ibiá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Sua população estimada pelo IBGE em 2016 era de 24.946 habitantes
web degrade
Municípios
Bem Estar
Plantão
CENTER
PARK
Últimas notícias
Cacec
Nonato
anuncie aqui
Mais lidas
Drogatel
Domingos
Elias Publicitário
Reporter
Custo x Beneficio