Alto Paranaíba

Chuva intensa com risco de alagamento pode atingir cidades do Triângulo e Alto Paranaíba

Nova frente fria chega à região e, a partir de quarta-feira (27), são esperados volumes de chuva entre 70 e 100 mm. Veja dicas da Defesa Civil em períodos chuvosos.

25/11/2019 18h55Atualizado há 2 semanas
Por: Expresso Notícia
Fonte: G1
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Uma nova frente fria atinge a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e deve causar fortes chuvas durante a semana.

De acordo com o meteorologista Ruibran dos Reis, o volume de água pode chegar a 70 e 100 mm e causar alagamentos.

“Havia uma frente fria sobre Minas Gerais nas últimas duas semanas e é a responsável pelas chuvas nos últimos dias. Mas ela se deslocou para no Norte do país e se encontra na Bahia. Entretanto, áreas de instabilidade ainda devem se formar na região do Triângulo”, explicou Reis, do Climatempo.

O meteorologista ainda falou que outra frente fria está prevista para chegar à região na quarta-feira (27) e com ela são esperadas fortes chuvas, com risco de alagamentos e outros danos às cidades até sábado (30).

Devido a essa condição climática o termômetro fica entre 18°C e 35°C. A umidade relativa do ar fica em torno dos 80% pela manhã e cai gradativamente ao longo do dia, chegando a 35%.

Recomendações

Em períodos de grande volume de chuva a Defesa Civil faz algumas recomendações à população para evitar transtornos. Entre as principais orientações estão os cuidados com o descarte de lixo e maneiras seguras de dirigir; confira.

É importante que todos estejam atentos em relação ao lixo. Além de serem grandes criadouros do mosquito da dengue, o lixo colocado ou descartado em lugares impróprios pode comprometer o escoamento da água da chuva, entupindo bueiros e causando alagamentos.

Recomenda-se a remoção e limpeza dos entulhos dos quintais para evitar acúmulo de água e melhora no escoamento de água durante a chuva.

A limpeza de calhas, ralos das residências é de fundamental importância, o depósito de materiais de construção nas calçadas e ruas deve ser evitado, pois podem ser levados pelas enxurradas, obstruindo as bocas de lobo e tubulações.

Em caso de vendavais e chuvas acompanhadas de descarga elétrica, desligue os aparelhos eletrônicos da tomada, evite se abrigar ou estacionar o carro debaixo de árvores e nas proximidades de construções.

Se estiver em área que oferece risco de alagamentos, seja a pé ou de carro, procure rapidamente um local seguro em nível mais elevado e espere a água baixar.

Se estiver em casa, na escola ou no trabalho no momento do temporal, evite sair.

Jamais se aproxime de cabos de rede elétrica caídos na rua, nem tente socorrer pessoas. Nestes casos, acione o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.

Dia a dia

  • Segunda-feira (25): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Chance de 90% de chuva de até 15 mm. Ventos até 12 km/h.
  • Terça-feira (26): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Chance de 80% de chuva de até 10 mm.
  • Quarta-feira (27): Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Chance de 70% de chuva de até 15 mm.
  • Quinta-feira (28): Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Chance de 90% de chuva de até 45 mm.
  • Sexta-feira (29): Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Chance de 90% de chuva de até 20 mm.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.