Quarta, 17 de Julho de 2024
14°

Tempo limpo

Campos Altos, MG

Minas Gerais Dengue

Minas Gerais tem maior pico de casos de dengue da história, diz secretário de saúde

Minas Gerais tem maior pico de casos de dengue da história, diz secretário de saúde

19/02/2024 às 10h18
Por: Cidade Notícia Fonte: BHAZ
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, apresentou nesta sexta-feira (16) um panorama sobre os casos de dengue no estado. Em coletiva de imprensa, Baccheretti disse que Minas Gerais vive o maior pico de casos de dengue da história.

Continua após a publicidade

Segundo monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), são 194.801 casos prováveis da doença, ultrapassando o valor máximo de casos dos anos anteriores. Foram confirmados 67.592 diagnósticos de dengue.

“Nunca vivenciamos uma inclinação tão forte de dengue na nossa historia. Já ultrapassamos o valor máximo do pico dos outros anos. Então, não temos dúvida de que 2024 vai ser o pior ano de dengue em Minas Gerais”, afirmou o secretário.

Nos meses de janeiro e fevereiro, Minas Gerais registrou cinco vezes mais casos em comparação com o ano de 2023. As apurações confirmaram 18 mortes e outras 105 estão em investigação.

Ainda segundo o secretário, Belo Horizonte vive uma epidemia de dengue, que deve atingir o auge ainda no mês de fevereiro. A previsão é de que os casos comecem a diminuir a partir de meados de março.

Chikungunya e Zika

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG, foram registrados 22.686 casos prováveis da febre Chikungunya, dos quais 15.222 foram confirmados. Até o momento, um óbito foi confirmado por Chikungunya em Minas Gerais e 13 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 22 casos prováveis. Foi confirmado um caso da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais.

Como combater a dengue?

O Brasil registrou meio milhão de casos prováveis de dengue desde o início de 2024. Só em Minas Gerais, 18 pessoas morreram, sendo quatro em Belo Horizonte. No início do mês, a capital mineira decretou situação de epidemia de dengue. Segundo a PBH, a incidência é de cerca de 484,6 casos por 100 mil habitantes.

Diante do aumento significativo de casos da doença por todo o país, é preciso redobrar os cuidados de combate à dengue. De acordo com a Agência Gov, são necessários apenas 10 minutos diários para garantir a segurança de cada cidadão e prevenir a proliferação do mosquito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campos Altos, MG Atualizado às 07h46 - Fonte: ClimaTempo
14°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 25°

Qui 25°C 11°C
Sex 25°C 11°C
Sáb 25°C 10°C
Dom 26°C 10°C
Seg 26°C 11°C
Ele1 - Criar site de notícias