O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 em Minas Gerais terá a primeira parcela a partir do dia 15 de janeiro, segundo publicação da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) no Diário Oficial da União.
A escala de pagamentos da primeira parcela ou cota única começa no dia 15 de janeiro para veículos com finais de placas 1 e 2, e termina em 22 de março para a quitação da terceira parcela dos veículos com finais de placas 9 e 0.
Confira a tabela:
A expectativa de arrecadação do IPVA 2024 em Minas Gerais é de R$ 10,6 bilhões, R$ 500 milhões a mais do que o arrecadado em 2023.
Os contribuintes podem consultar o valor do IPVA pelo número do Renavam no site da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, no LigMinas (telefone 155) ou em um agente arrecadador autorizado.
O pagamento do IPVA pode ser feito em cota única (com desconto de 3%) ou parcelado em até três vezes. Para pagar em cota única ou parcelado, basta informar o número do Renavam nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados, como Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB e Santander.
O IPVA é um tributo estadual que incide sobre a propriedade de veículos automotores terrestres, registrados emplacados ou não. O valor do imposto é calculado com base na tabela FIPE, que considera o preço de mercado do veículo.
Mín. 16° Máx. 19°