A partir do próximo domingo (28/5), as residências abastecidas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) enfrentarão um aumento de 14,91% nas tarifas de energia elétrica. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (23/5).
A Revisão Tarifária, realizada a cada cinco anos, é baseada nos investimentos feitos pela distribuidora em sua área de concessão, bem como nos custos operacionais eficientes. Além disso, o reajuste também considera outros elementos da tarifa, como compra de energia, transmissão e encargos setoriais. Segundo Giordano Bruno Matos, gerente de tarifas da Cemig, os clientes residenciais da empresa tiveram os menores reajustes tarifários do país nos últimos anos.
"Isso foi possível porque, nos últimos quatro anos, a Cemig submeteu à Aneel uma proposta de antecipação da devolução dos recursos levantados judicialmente aos consumidores, relacionados ao questionamento da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS-Pasep/COFINS nas faturas de energia", explicou.
Desde 2020, a companhia já devolveu aproximadamente R$ 5 bilhões aos seus clientes, o que resultou na ausência de aumento tarifário em 2020 e 2021, além de um reajuste menor em 2022.
É importante ressaltar que o anúncio das tarifas da Cemig é realizado pelo órgão regulador do sistema elétrico na terça-feira anterior ao dia 28 de maio, data estabelecida para o reajuste das tarifas da Cemig Distribuição, conforme estipulado pelo contrato. Vale ressaltar também que as tarifas de todas as distribuidoras brasileiras são definidas pela Aneel.
*Acompanhe o Cidade Notícia no Instagram e no Facebook
*Fique por dentro das principais notícias de sua região! Inscreva-se em nosso grupo do WhatsApp e receba conteúdosdiretamente em seu celular. Clique AQUI para participar agora mesmo!