Campos Altos/MG está enfrentando um alerta sanitário contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, nas últimas quatro semanas, foram registradas 45 notificações de casos de dengue na cidade, o que pode levar a um estado de emergência nos próximos dias.
Os profissionais de Controle da Dengue alertam que as doenças transmitidas pelo mosquito podem levar à morte e que é necessário que todos colaborem para eliminar os focos de proliferação do inseto. Para prevenir a proliferação do mosquito, é fundamental que a população adote medidas preventivas, como a eliminação de água parada em vasos de plantas, pneus velhos, garrafas, calhas e outros locais que possam acumular água.
Os agentes de Endemias e Controle da Dengue estão intensificando as ações de combate, como visitas domiciliares para eliminação de focos, além do uso de bombas costais nos locais de maior incidência da doença para aplicação do UBV (Fumacê).
A Prefeitura de Campos Altos destacou a importância da conscientização e da participação de toda população em cuidar dos seus quintais e manter seus terrenos limpos para evitar que o mosquito se reproduza. É fundamental que cada cidadão faça a sua parte, eliminando os locais que possam acumular água, mantendo suas casas e quintais limpos e realizando a manutenção periódica de caixas d'água, piscinas e outros reservatórios.
Em caso de suspeita de foco de dengue ou outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o cidadão pode acionar a equipe de controle da Dengue em Campos Altos pessoalmente na Prefeitura de Campos Altos, localizada na Rua Cornélia Alves Bicalho, 401, no Centro da Cidade, ou ligando no telefone (37) 3426-9102. A população também pode acionar a fiscalização de posturas para denunciar lotes sujos pelo telefone (37) 9 9183-0170.