Domingo, 16 de Janeiro de 2022
21°

Poucas nuvens

Campos Altos - MG

Região Araxá

Araxá pode voltar com restrições se casos de Covid-19 continuarem subindo

A procura por atendimento nas unidades de saúde cresceu mais de 200% na última semana

05/01/2022 às 11h47
Por: Cidade Notícia Fonte: Portal Imbiara
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O aumento de casos da Covid-19 em Araxá nos últimos dias tem sobrecarregado o sistema de saúde da cidade e preocupado a Secretaria Municipal de Saúde. O boletim epidemiológico da última terça-feira (4), registrou 96 novos casos em 24 horas e a cidade pode voltar com restrições se os casos continuarem subindo.

A secretária Municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães, concedeu uma entrevista ao Portal Imbiara, onde demonstrou sua preocupação com o aumento de casos em Araxá. “Já estávamos esperando esse aumento devido às festividades de final de ano e a procura por atendimento já aumentou mais de 200%. Então, a demanda é muito grande”, disse.

Lorena Magalhães explicou que no início de dezembro a procura por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento de Araxá (UPA) era de 40 pessoas por dia e atualmente a procura diária é de mais de 400 pacientes. “A demanda é muito grande e a escassez de profissionais é notória, por isso, o sistema de saúde está sobrecarregado”, completou a secretária.

“A UPA está com quadro de médicos completo, com sete médicos atendendo, mas a demanda está muito grande e, por isso, o atendimento demora. Para tentar ajudar vamos voltar com os atendimentos nas unidades de saúde dos bairros na próxima semana, mas precisamos também da colaboração da população”, ressaltou Lorena de Pinho Magalhães.

Em Araxá, a taxa de ocupação dos leitos de UTI e leitos clínicos para pacientes com Covid-19 permanece zerada. “Mesmo com os leitos desocupados, a população tem que ter consciência para que a gente não volte com a situação crítica que passamos no ano passado, com o sistema de saúde lotado”, afirmou a secretária de Saúde.

Além da Covid-19, o vírus da gripe Influenza H3N2 tem deixado a cidade em alerta por conta do aumento no número de casos e mortes causados pela doença em todo o país. No entanto, o teste para gripe ainda não é realizado na rede de saúde pública de Araxá.

Na cidade os atendimentos de pessoas com sintomas gripais são realizados na Unidade de Pronto Atendimento de Araxá (UPA), em casos graves, e na unidade de Saúde do setor sul (UNISUL), direcionada para atendimento específico de casos suspeitos de Covid-19, em casos mais leves.

A secretária de Saúde também ressaltou que, se for preciso fechar tudo de novo, vai ser fechado. “A gente esperava esse aumento, mas não tanto igual está atualmente. Vamos analisar esse aumento para definir as medidas que devem ser tomadas e volto a dizer que se for necessário fechar tudo, nós vamos fechar”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Araxá - MG
Araxá - MG
Sobre o município Araxá é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Sua população estimada pelo IBGE em 2018 era de 105 083 habitantes.
Campos Altos - MG Atualizado às 21h07 - Fonte: ClimaTempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 30°

Seg 29°C 16°C
Ter 31°C 15°C
Qua 30°C 15°C
Qui 30°C 16°C
Sex 30°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias